A MarketSource emprega uma equipe de 9.000 representantes em tempo parcial para trabalhar nos departamentos de vendas de eletrônicos e tecnologia de mais de 30.000 lojas de varejo exclusivas nos EUA. Sua força de trabalho normalmente inclui membros da Geração Z e da geração do milênio, que preferem a tecnologia móvel e veem a economia de bicos como o futuro do trabalho.
Desafios
A MarketSource se concentra em atrair e reter talentos de alto calibre para atender às necessidades de vendas de eletrônicos e tecnologia de seus grandes clientes de varejo. A empresa emprega dois tipos de funcionários - representantes baseados em eventos/turnos e defensores/treinadores de marca itinerantes - nas instalações dos clientes.
As diferentes soluções de agendamento usadas por esses dois grupos de funcionários tornavam incrivelmente complexo o agendamento dos funcionários que trabalhavam em ambos os tipos de função. Incapazes de conseguir turnos extras por meio do MarketSource, 53% dos funcionários de meio período aceitaram um segundo emprego de meio período para complementar sua renda.
Durante as festas de fim de ano, o número de funcionários aumentou mais de 30%, mas a empresa teve de recusar negócios durante as curtas temporadas de pico porque não conseguia programar facilmente os funcionários existentes para trabalhar em ambos os tipos de trabalho para atender à demanda.
Soluções
A MarketSource reuniu os principais fornecedores de soluções para criar uma plataforma de engajamento de representantes (REP). O Phobio, o primeiro nível das soluções integradas, fornece um aplicativo de rede social de negócios que se integra à solução UKG Pro Workforce Management™, anteriormente conhecida como UKG Dimensions®, para agendamento e gerenciamento de funcionários baseados em turnos.
O Passport é usado para programar funcionários baseados em rotas. A integração dessa ferramenta de agendamento com o UKG Pro Workforce Management em uma única plataforma permite que a MarketSource utilize melhor sua força de trabalho e agende funcionários para vários turnos e diferentes tipos de trabalho.
“O UKG Pro Workforce Management oferece uma plataforma aberta e flexível e tem a capacidade de integrar várias tecnologias para criar uma solução completa de ponta a ponta para o gerenciamento da força de trabalho”, disse Steve Wilson, vice-presidente de estratégia e operações de varejo da MarketSource. “Isso foi fundamental para o sucesso desse projeto. Com a nossa solução de gerenciamento da força de trabalho UKG, a UKG reúne o ecossistema e nos dá a flexibilidade para prosperar no ambiente de varejo em ritmo acelerado.”
O World App completa a plataforma REP e fornece relatórios sobre as preferências dos clientes, o número de clientes atendidos e os treinamentos realizados nos locais de varejo.
“O UKG Pro Workforce Management oferece uma plataforma aberta e flexível e tem a capacidade de integrar várias tecnologias para criar uma solução completa de ponta a ponta para o gerenciamento da força de trabalho. Isso foi fundamental para o sucesso desse projeto. Com a nossa solução de gerenciamento da força de trabalho UKG, a UKG reúne o ecossistema e nos dá a flexibilidade para prosperar no ambiente de varejo em ritmo acelerado.”
Steve Wilson
Vice-presidente de Estratégia e Operações de Varejo
Resultados
Utilizando sua solução integrada de REP, a MarketSource e seus funcionários estão gerando mais vendas e receita para os clientes de varejo da empresa.
A solução permite que a MarketSource treine os funcionários em vários trabalhos e produtos. Uma pesquisa com funcionários de meio período revelou que eles queriam treinamento em vendas, produtos e serviços. O treinamento é fornecido em um aplicativo móvel por meio do portal de treinamento da empresa.
Com a plataforma REP integrada, a MarketSource pode programar facilmente os funcionários de meio período para mais turnos, dando-lhes mais horas para que não precisem de um segundo emprego. Ao aproveitar melhor os funcionários existentes, a empresa precisa recrutar menos pessoas.
A MarketSource também pode atender às necessidades de pessoal para curtas temporadas de pico sem contratar pessoal adicional. Ao atender à crescente necessidade de seus clientes varejistas por pessoal de meio período antes da temporada de formaturas, do Dia dos Pais e da volta às aulas - e para o lançamento de novos dispositivos eletrônicos - a empresa pode aumentar os turnos dos funcionários atuais para atender a essa demanda.
Durante a temporada de pico das festas de fim de ano, a MarketSource prevê que precisará aumentar o número de funcionários de meio período em não mais de 20%, pois poderá utilizar melhor os talentos existentes, gerando possíveis economias de custo.
Usando seus dispositivos móveis, os gerentes podem ver onde os funcionários estão alocados em cada turno e podem programá-los e transferi-los conforme necessário. Com a aprovação do varejista, os funcionários também podem trocar de turno no aplicativo sem a intervenção do gerente.
Desde que começou a usar a solução REP perfeitamente integrada, a MarketSource conseguiu diminuir os custos operacionais, reduzir a rotatividade de funcionários, reter talentos e aumentar a disponibilidade de funcionários para atender às necessidades de pessoal dos clientes de varejo.